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Obesidade e Sobrepeso no Brasil – 10 Dicas da Tailler

Obesidade e Sobrepeso no Brasil 

10 dicas para uma vida mais saudável

A última pesquisa feita pelo IBGE mostrou que em 17 anos o percentual de adultos obesos mais que dobrou no Brasil, passando de 12,2% (2003) para 26,8% (2019).

O estudo também constatou que a proporção da população adulta com excesso de peso passou, no mesmo período, de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros.

Mas a boa notícia é que dá para melhorar os hábitos alimentares e comer melhor tanto em casa quanto na empresa.

Como melhorar a saúde dos colaboradores?

Por meio do Programa Alimentação e Saúde 4.0, a Tailler ajuda indústrias, empresas e escolas a oferecerem em restaurantes corporativos ou refeitórios uma alimentação saudável além de oferecer treinamentos e apoio nutricional individualizado para reeducação alimentar de seus colaboradores.

 

Veja abaixo 10 dicas para uma alimentação mais saudável, que a Tailler preparou para você:

  1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados

Tenha como base da sua alimentação os alimentos que não sofreram nenhuma alteração ou alterações mínimas após deixarem a natureza.

Por exemplo: In natura: folhas, legumes, frutas e ovos, leite.

Minimamente processados: grãos secos (arroz, feijão, etc) polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

  1. Evite alimentos ultraprocessados.

Reduza ao máximo o consumo de alimentos que passaram por um grande processamento industrial, pois geralmente possuem alta adição de açúcares, gorduras e aditivos químicos como corantes e conservantes. Exemplos: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salsichas, etc.

  1. Realize pelo menos três refeições ao dia

A recomendação é se alimentar de maneira balanceada no café da manhã, almoço e jantar, e caso sinta necessidade inclua dois lanches saudáveis por dia nos intervalos.

  1. Opte por uma alimentação variada e colorida.

Um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Isso porque as cores também estão associadas à maior concentração de determinados nutrientes nos alimentos. A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia. Coma pelo menos duas porções de legumes e verduras e três porções de frutas diariamente.

  1. Modere o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar

Utilizados com moderação ao temperar e cozinhar alimentos, esses ingredientes contribuem para diversificar e tornar a comida mais saborosa. Quando usados em excesso podem ser prejudiciais à saúde e causarem vários tipos de doenças.

  1. Concentre-se na refeição

Faça suas refeições em lugares tranquilos, nesse momento fique longe da TV, celular e/ou computador. O tempo de mastigação, a visão do alimento e a percepção de seu sabor são os pilares para que ocorra uma absorção adequada dos nutrientes e a produção satisfatória dos hormônios responsáveis pela saciedade.

  1. Beba água,

Consuma no mínimo 2 litros (8-10 copos) por dia. Ela regula a temperatura corporal, ajuda no transporte e absorção de nutrientes, auxilia no bom funcionamento do intestino, previne formação de cálculos renais, entre outras funções importantíssimas.

  1. Pratique atividade física.

Caminhe pelo seu bairro, ande de bicicleta, jogue bola, dance ou realize qualquer outra atividade por pelo menos 30 minutos diariamente. A atividade física pode ser também uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade. Para idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, além da avaliação médica é recomendado acompanhamento com um educador físico para prática de exercícios.

  1. Durma bem.

É durante esse período que o cérebro descansa e o corpo regula algumas funções. Por exemplo, os níveis dos hormônios responsáveis pela fome são equilibrados durante esse período de repouso, quando não dormimos adequadamente pode ser provocado um aumento de apetite. Além disso é comprovado que dormir bem restaura as energias, melhora a concentração, a memória, o humor e o aprendizado.

  1. Procure um nutricionista.

Esse é o profissional capacitado para avaliar seu estado nutricional e desenvolver planos de ação com base nas suas necessidades. Ter o acompanhamento de nutricionista garante que todas as vitaminas e minerais essenciais para ao bom funcionamento do corpo estejam sendo consumidos e pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

 

Quer saber mais?

Conheça o Programa Alimentação e Saúde 4.0 da Tailler e impacte positivamente a vida de seus colaboradores com soluções nutricionais corporativas para promover hábitos de vida saudável.

 

Conte com nossa experiência de 17 anos promovendo saúde e segurança alimentar em mais de 150 clientes no Brasil.

 

Envie um WhatsApp para (11) 94114-4231.

 

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