11 2626-5632 | 11 941461588

Herança da Cultura Indígena e a Rica Gastronomia

Herança da Cultura Indígena e a Rica Gastronomia

O Brasil é um país com grande diversidade cultural, mesmo que pouco reconhecida, herdamos da Cultura Indígena vários hábitos ( tomar banho todos os dias), usos medicinais com plantas nativas, crenças do folclore ( saci pererê, curupira)  e uma rica e saudável gastronomia.

Conhecida pela gastronomia simples, podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.

Mesmo com influências trazidas pelos europeus e africanos, a maior parte da gastronomia indígena é responsável por vários pratos que conhecemos e inserimos em nosso cardápio nos dias de hoje, fazendo p

arte da essência da culinária brasileira.

Podemos então destacar alguns pratos típicos desta gastronomia, que está presente em todo o Brasil

Pipoca

Um alimento tão comum nos nossos dias, nem imaginamos que a pipoca tem origem indígena. Popular no mundo inteiro, a pipoca tem origem na alimentação dos índios da América. Quando os europeus chegaram aqui, descreveram-na como um salgado de milho.

Uma curiosidade é que as mulheres indígenas usavam a pipoca como acessórios de beleza, como enfeites para o cabelo, colares e pulseiras.

Paçoca

O doce é de origem indígena e sofreu várias alterações ao longo do tempo, anteriormente era feito a base de mandioca e carne seca. Paçoca de amendoim (do tupi po-çoc, “esmigalhar”) é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Atualmente popular no Brasil inteiro e muito utilizada em festas juninas.

Tapioca e Beiju

Muito parecido com a tapioca que conhecemos, o beiju é uma prato dos índios que viv

iam na região onde hoje está o estado de Pernambuco.

Enquanto a tapioca é feita do amido da mandioca, o beiju é feito a partir da massa da mandioca. Na frigideira quente forma uma espécie de crepe seco. Os recheios mais comuns são coco, carne seca e queijo coalho.

Moqueca de peixe

O prato sofreu alterações dos portugueses e africanos que vieram para o Brasil, no entanto, a moqueca é um prato tradicional indígena. Vem da língua tupi, pokeka, e quer dizer “assado de peixes”. Ela é muito consumida junto com o pirão que tem como base farinha de mandioca e caldo de peixe.

Originalmente era feita assada, em áreas cobertas de cinzas e em grelhas de varas.

Tacacá

O tacacá é um prato tipicamente indígena, muito popular no norte do país. Em sua preparação há um caldo amarelado, feito de mandioca, que recebe o nome de tucupi.

Este caldo quente é colocado sobre a goma de tapioca. É servido em cuias, juntamente com o jambu (erva amazônica que provoca dormência na boca), pimenta e camarão seco. 

As preparações podem sofrer muitas variações entre cada estado e regiões do Brasil, e conhecer a cultura, os saberes e a gastronomia é entender a importância da diversidade, é valorizar, estimular o aprendizado, e respeitar.

 

A Tailler se preocupa com a diversidade, com a inclusão, com o respeito, e traz em seus Valores essa dedicação de compartilhar a gama cultural do nosso País. Queremos ser a força motriz de inclusão e inovação,  aproximando nossas equipes, clientes e a comunidade para a melhoria da saúde de qualidade de vida de todos.

 

Temos equipe em todo Brasil, onde cada profissional traz sua história, suas competências, agrega conhecimento altamente especializado e partilhando dos mesmos valores na aplicação da metodologia Tailler, conseguem entregar um serviço de excelência ajustado com a cultura do local onde atuamos e de nossos clientes.

Faça parte do Universo Tailler!

Conte com nossa experiência de 17 anos promovendo saúde e segurança alimentar em mais de 150 clientes no Brasil.

Conheça o Programa Alimentação e Saúde 4.0 da Tailler

Envie um WhatsApp para (11) 94114-4231.

 

#alimentaçãocoletiva #alimentacaoesaude #alimentacaosaudavel #alimentacaoescolar #refeitório #restaurantecorporativo #empresas #industrias #escolas #alimentoseguro #nutricaoesaude #nutricao #boaspraticasdefabricacao #segurançaalimentar #segurançadealimentos #consultoriaalimentar #tailleralimentoesaude

Iniciar conversa