11 2626-5632 | 11 941461588

Cuidados e informações na compra e preparação do pescado!

Cuidados e informações importantes na compra e preparação do Pescado.

 Na Semana de Páscoa o pescado é um dos alimentos mais presente na mesa das famílias e por serem alimentos altamente perecíveis a atenção deve ser redobrada não apenas na hora comprar, mas de conservar e preparar o alimento.

 

O peixe, ao ser comparado às demais carnes, é o produto de origem animal que mais rapidamente se deteriora, por possuir características próprias favoráveis ao processo, como o pH neutro e a elevada quantidade de água livre que podem ser aceleradas em condições inadequadas de armazenamento e manipulação do produto

 

E quanto ao local de compra?

Ao escolher o local de comercialização do pescado certifique-se de que ele é limpo e possui condições adequadas de higiene, bem como seus manipuladores.

 

O peixe fresco deve estar exposto coberto completamente de gelo nas bancadas, ou armazenado dentro de expositores refrigerados, sendo mantido sempre em temperaturas baixas;

O que observar ao comprar pescado (fresco e resfriado)

  1. Olhos: Devem estar transparentes, salientes e brilhantes. Quando o peixe fica muito tempo no gelo, ele fica com os olhos achatados e sem brilho.
  2. Corpo: A estrutura do peixe tem que estar bem lisa, com a pele intacta e bem aderida à carne firme, úmida e sem a presença de manchas.
  3. Guelras: Se o peixe é comprado inteiro e fresco, deve apresentar guelras brilhantes. A cor vai do rosa ao vermelho intenso, clara e sem marcas cinzentas.
  4. Pele: Tem que estar brilhante e úmida ao tato.
  5. Escamas: Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo, não pode soltar ao passar a mão no peixe.
  6. Odor: O cheiro não deve ser forte ou azedo. Cheiro forte é sinal de que já passou da data de validade.
  7. Peixe em posta: Observar se o corpo está firme, precisa ter um aspecto brilhante, com pele bem aderida, úmida e fresca.
  8. Crustáceos:(camarões, lagostas, siris e caranguejos) devem tem aspecto geral brilhante, corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes; carapaça bem aderente ao corpo.
  9. Congelados e embalados: verificar o selo SIF, a consistência e coloração da carne, que deve estar firme, íntegra e ausência de sinais de queima pelo frio, de desidratação excessiva com coloração anormal amarelada ou esbranquiçada na superfície
  10. Peixe Salgado Seco: o bacalhau possui odor característico, mas jamais deve dar a impressão de estar estragado, o produto não deve apresentar aspecto pegajoso ou cozido. Sua carne não deve ter fendas profundas, manchas ou zonas vermelhas, excesso ou deficiência de sal. Além disso, se a compra for de um bacalhau dessalgado, o mesmo deve estar sob baixas temperaturas.

 

Verifique se as embalagens não estão sujas, amassadas, com excesso de gelo, furadas ou abertas e se está dentro da data de validade.

Ao chegar em casa, lave as mãos e lave bem o peixe em água corrente para retirada de maiores sujidades presentes, armazene o produto em um recipiente limpo, seco e fechado, e mantenha o produto na geladeira até o uso ou conserve no freezer.

 

“Quando o peixe fresco é comprado inteiro, é importante retirar as vísceras e escamas antes de colocá-lo na geladeira. Se não for congelado, o peixe dura somente um dia na geladeira e três meses no congelador”, explica Claudia Maria Ruggiero Amaral, diretora do Grupo de Alimentos do Centro de Vigilância Estadual.

 

IMPORTANTE: O pescado deve ser descongelado dentro da geladeira.

 

Para dessalgar o bacalhau, basta colocar o pescado por 24 horas na geladeira, em vasilhame com água, fazendo a troca da água a cada quatro horas.

 

Os pescados podem ser preparados de diversas maneiras, agradando a quase todos os tipos de paladares, tomando estes cuidados sua Páscoa será muito saudável!

 

Vale lembrar: 

Em tempos de coronavírususe máscara e mantenha o distanciamento social durante as compras. Ao chegar em casa lavar bem as mãos com água e sabão antes e após a manipulação do peixe, assim como descartar a sacola plástica em que ele chegou, e lembrar que estas medidas preventivas são abrangentes também a outros microrganismos patogênicos que possam estar presentes.

 

A Tailler desenvolveu o Programa Alimentação e Saúde 4.0 para empresas, indústrias e escolas, um serviço especializado de assessoria para te ajudar a visualizar as fragilidades e reduzir os riscos.

 

E, ao mesmo tempo, garantir a higiene e a segurança alimentar dos colaboradores, melhorar a saudabilidade do cardápio e a qualificação do seu fornecedor de alimentos.

Preserve a sua vida e a dos outros e boa Páscoa!

 

#pascoa #todosprotegidos #alimentaçãocoletiva #refeicoescoletivas #restaurantecorporativo #restaurantindustry #alimentacaosaudavel #saudenoprato #nutricaoesaude #nutricao #colaboradores #industrias #boaspraticasdefabricacao #alimentoseguro #segurançaalimentar #consultoriadealimentos #tailleralimentoesaude

Iniciar conversa