11 2626-5632 | 11 941461588

Colher de Pau é proibido! Mito ou Verdade?

Colher de Pau é proibido! Mito ou Verdade?

 

A colher de pau é popularmente conhecida e um utensilio que marca gerações!

Quem não se lembra da Tia Anastácia e sua colher pau, fazendo bolos para a galerinha do Sítio do Picapau Amarelo??

Está impregnada de cultura, afetos, memória e sabor, e tem até Manifesto em sua defesa, de autoria do antropólogo Raul Lody ( Manifesto da Colher de Pau).

Uma velha conhecida das cozinhas, entretanto a colher de pau é um dos maiores vilões junto com tábuas de corte e rolos de abrir massa quando o assunto é contaminação.

 

“Isso porque os microrganismos ( fungos e bactérias) se fixam nas ranhuras da madeira, dificilmente são retirados na lavagem e sobrevivem por longos períodos”, diz a patologista Adília Segura.

Ao utilizar a colher de pau, as bactérias podem contaminar os alimentos, causando doenças, processo conhecido como CONTAMINAÇÃO CRUZADA.

Muitas pessoas fervem ou deixam imersos na água com cloro as colheres e as tábuas, porém esse método não é seguro e eficiente.

 

O ideal é substituir por materiais como silicone, vidro ou aço inoxidável que são fáceis de higienizar, pois sua superfície antiaderente não absorve líquidos ou resíduos.

Fique Atento: Na cozinha profissional o Ministério da Saúde proíbe a manipulação de comida utilizando utensílios de madeira, não somente a colher de pau, mas quaisquer utensílios de madeira utilizados na cozinha.

 Resolução Nº 216 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

 

Outra dica: Evite usar a mesma colher para várias panelas ou servir alimentos diferente, dependendo do tipo de alimentos, uma preparação pode contaminar a outra!!

Já conhece o novo programa da Tailler? O Programa Alimentação e Saúde 4.0 trabalha junto a empresas e escolas, com o objetivo de oferecer uma alimentação saudável e saborosa para colaboradores e alunos.

 

Clique aqui e baixe o Cartaz: Colher de Pau é proibido! Mito ou Verdade?

 

Envie um WhatsApp para (11) 94114-4231 e fale com um especialista!

Iniciar conversa